terça-feira, 4 de agosto de 2015

Sobre séries: Séries novas

No post de hoje venho falar de séries "novas", ou seja, que só possuem uma temporada até o momento. Uma delas já é bastante conhecida pelos amantes de séries (Gotham) e a outra demanda um público um pouco mais específico (Galavant). Aí vão elas.







 Gotham



Gotham é uma série nova inspirada no universo Batman/ Dc Comics, como o próprio nome já deixa claro. Antes de você pensar que é apenas “a história do Batman tudo de novo”, saiba que o foco da história NÃO é Bruce Wayne. A trama gira em torno da carreira de James Gordon na polícia da cidade (antes de se tornar comissário, como geralmente o conhecemos). Gordon é interpretado por Ben McKenzie, famoso por ter feito The O.C. Bruce Wayne está, sim, na série, porém ainda é uma criança e podemos observar sua relação com o jovem e novato policial Gordon.
E esse recorte temporal é o que realmente é interessante na série. É uma série sobre origens. O primeiro episódio retrata a famosa cena da morte dos pais de Bruce, porém ao invés de termos um salto temporal ao futuro (como nos filmes), a trama segue esse acontecido e nos mostra a cobertura do caso pela polícia. É assim que Bruce e Gordon começam uma relação, onde Gordon faz de tudo para ajudar o jovem milionário. Gordon, a propósito, tem como seu parceiro de trabalho Harvey Bullock, interpretado por Donal Logue, conhecido em séries como Lee Toric em Sons of Anarchy e o Rei Horik em Vikings. 
E assim como Bruce ainda é uma criança e o Batman está a muitos anos de surgir, também é o que acontece com outros personagens, como Selina Kyle, futura mulher-gato e Edward Nygma, que apesar de não ser uma criança ainda não se tornou o Charada. A série retrata então a vida e o processo de formação desses personagens – a grande maioria futuros vilões – e sua relação com Gordon, que é sempre o centro da trama. Ainda em relação a esses vilões em formação, o ponto alto da série é Oswald Cobblepot, o Pinguim, que a essa altura é ainda apenas um empregado dos grandes bandidos e mafiosos da cidade. Robin Lord Taylor, que interpreta o personagem, parece SER o personagem. Sua representação como Pinguim é tão boa e convincente que fez com que o personagem, que nunca fora um grande favorito no hall de vilões do Batman, virasse o astro do programa. Suas cenas são as mais divertidas e interessantes da série.
A série segue o esquema de cada episódio um caso a ser resolvido, e entrelaçados a esses casos vamos recebendo pistas de cada personagem e cada caso já muito conhecidos para nós. Para quem não tem um conhecimento muito aprofundado nas temáticas de Batman, muita coisa pode passar despercebida. Outro ponto alto da série é a personagem Fish Mooney, interpretada por Jada Pinkett Smith e que foi criada especialmente para a série. Fish é aquela vilã que todos adorariam servir. Inteligente, independente e com mais bolas do que muitos dos outros vilões já estabelecidos na série.
Gotham teve em sua primeira temporada 22 episódios – quantidade alta para séries novas criadas hoje em dia – porém não cansa. É uma série muito, muito legal. Há a diversidade de personagens para serem explorados, sempre nos mostrando um lado novo de sua personalidade, sempre incluindo um detalhe a mais.  A segunda temporada da série deve estrear em setembro desse ano.

 Assista se gosta de: Batman, heróis, investigação e desenvolvimento de personagens.





 Galavant




Galavant é uma série que junta duas coisas que eu amo de paixão: Idade Média e musicais. Sim, é um musical medieval E é uma comédia! Seu piloto estreou em janeiro desse ano e a série possui apenas 8 episódios com cerca de 20 minutos. Criada pela ABC, a equipe da série conta com vários artistas que trabalham geralmente com animações e musicais, e entre eles está Alan Menken, compositor de diversas trilhas da Disney como A Bela e a Fera, Pocahontas e Aladin.  A série narra a saga do herói não-tão-herói-assim Galavant. Junto de seu escudeiro, Sid, e da princesa Isabella Maria Lucia Elizabetta de Valencia, o herói parte em busca de sua amada Madalena, que fora raptada pelo rei Richard, que, além disso, mantém os pais de Isabella como reféns. Richard é interpretado por Timothy Omundson, o Caim de Supernatural, e é um rei totalmente passivo e manipulável, cujas canções, aliás, estão entre as melhores.
Durante os oito episódios da série acompanhamos as desventuras da trupe de Galavant, líder extremamente convencido e arrogante. Acompanhamos também o desenvolvimento da relação de rei Richard com a “sequestrada” Madalena, que se mostra muito mais vilã do que seu raptor. Personagem digno de menção é também o fiel escudeiro de Richard, o todo machão Gareth, que completa a dupla de amigos que são completamente o oposto um do outro. Gareth é interpretado por Vinnie Jones, que além de ator foi jogador de futebol profissional. Jones atuou em filmes de Guy Richie como Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e Snatch.
Galavant é uma série de comédia pastelão, com piadas bobas e hilárias. É muito mais legal, a propósito, se for entendida no seu idioma original, o inglês, pois muitas das piadas se perdem facilmente nas legenda em português.
Minha cena favorita se encontra no episódio 5. Neste episódio nosso protagonista chega em um mosteiro, cujos monges fizeram “voto  de canto” e toda sua comunicação é feita através de canções. Sua música de apresentação é impagável.
A série foi renovada para uma segunda temporada porém ainda não há data de estreia. 

Assista se gosta de: comédia, Idade Média, musicais e piadas imbecis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário